top of page

Você sabia que na MT 208 em Aripuanã foi registrado um dos menores beija – flores do Brasil?

O rabo-branco-rubro, também conhecido como besourinho-da-mata, é um dos menores beija-flores do Brasil. Ele foi registrado por um biólogo da equipe da Gestão Ambiental, na região da Tutilândia, no município de Aripuanã, durante uma campanha da Fauna Bioindicadora, executada pelo Programa de Proteção à Fauna e a Flora, que tem o objetivo justamente de catalogar a fauna existente na região.


O tamanho dessa ave é de 8,6 centímetros em média e pesa cerca de 1,8 a 2,2 gramas. Essa espécie alimenta-se principalmente de néctar das flores, mas come também pequenos artrópodes. Em certos lugares, tornam-se numerosos em aglomerados de helicônias em floração.


Na época do acasalamento o macho faz a corte com uma cerimônia pré-nupcial bastante elaborada. Seu ninho tem forma cônica alongada, terminando em um apêndice caudal mais ou menos longo, servindo de contrapeso. É feito de material macio como paina e detritos vegetais que são acumulados em espessa camada de material.

O ninho é suspenso a partir da face interior das folhas de palmeiras, samambaias, musáceas, Helicônia a uma distância de 1 a 3 metros do solo.


O rabo-branco-rubro põe geralmente 2 ovos brancos e alongados, com um período de incubação de 15 dias. Os filhotes deixam o ninho com aproximadamente 18 a 22 dias.


Seu habitat é constituído por florestas úmidas e áreas semiabertas adjacentes, capoeiras, jardins e quintais, onde passa facilmente desapercebido. Voa a baixa altura com um zumbido agudo semelhante ao de uma grande abelha.

Comentários


Notícias em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Notícias Recentes
Arquivo Mensal
Pesquisa por tags
Nenhum tag.
Sigam-nos
  • Preto Ícone Google+
  • Instagram Social Icon
bottom of page